Pesquisa
Filters
Fechar
RSS

No Noticias-e-artigos de '2017' 'agosto'

Entender o comportamento das formigas!

Umas das principais espécies de formigas com que nos devemos preocupar são a formiga negra ou de jardim (Lasius niger) e a formiga Faraó (Monomorium pharaonis). Ambas criam incomodo, pois deslocam-se em grandes distâncias, criando caminhos e amontoando-se em volta das fontes de alimento. As formigas faraó, constituem o maior perigo para a saúde, pois muitas vezes estas formigas alimentam-se em áreas de pouca higiene, tais como sarjetas e lixeiras, sendo que facilmente transmitem agentes patogénicos. Isto é particularmente preocupante quando a infestação ocorre em ambientes sensíveis, tais como, cozinhas, infantários, lares e hospitais.
Pode ser bastante complicado erradicar as infestações de formigas, pois as formigas obreiras, tem a capacidade de criar novas colónias, se a colónia principal se sentir ameaçada.

Principais características da formiga negra ou de jardim (Lasius niger)

Cor e descrição: as obreiras medem cerca de 2 a 5 mm e são de cor castanho escuro/negro. As rainhas medem cerca de 12 mm e são castanhas.
Hábitos e Habitat: as formigas negras, fazem os seus ninhos no exterior, em parede, debaixo do solo, etc. São grandes recolectoras de alimento e água e normalmente entram nos edificios. O seu controlo é necessário quando se convertem numa séria infestação, no interior. Tem apenas 1 rainha por ninho.
Ciclo de vida: 50-70 dias
Índice de reprodução: uma colónia de formigas negras tem apenas 1 rainha, e tende a ser constituída por cerca de 5000 indivíduos. A rainha pode viver até 12 anos.

Principais características da formiga faraó (Monomorium pharaonis)

Cor e descrição: as obreiras medem cerca de 1,5 a 2 mm e são de cor amarelada/acastanhada. As rainhas medem cerca de 3,6 a 5 mm e são de cor vermelho escuro. Podem apresentar asas mas não voam.
Hábitos e habitat: procuram calor e humidade, por isso, ficam, em muitas zonas ficam confinadas no edifícios. Nos climas temperados, este tipo de praga, também se pode encontrar no exterior. As infestações podem ser encontradas em qualquer tipo de edifício, tais como, blocos de apartamentos, hotéis, hospitais, estabelecimentos onde se manipulam alimentos, etc. Existem várias rainhas por ninho. As recolectoras de alimento, podem abandonar o ninho principal, para criar colónias satélite.
Ciclo de vida: 38-45 dias
Índice de reprodução: Uma rainha de formiga faraó, pode por 400 ovos ou mais ao longo da sua vida.

Para o controlo de formigas recomendamos - FOURMIDOR:

O Fourmidor que é um insecticida pronto a utilizar contendo 0,05 % de fipronil, para o controlo de formigas dentro e em redor de instalações domésticas e industriais.
Produto de alta potência comprovada, para efeitos consistentes e duradouros.
Explora o comportamento natural das colónias de formigas para garantir um controlo rápido e total de toda a colónia. 
É rápido, fácil e seguro de aplicar a partir da embalagem, para um tratamento mais rentável e ambientalmente responsável.O Fourmidor que é um insecticida pronto a utilizar contendo 0,05 % de fipronil, para o controlo de formigas dentro e em redor de instalações domésticas e industriais.
Produto de alta potência comprovada, para efeitos consistentes e duradouros.
Explora o comportamento natural das colónias de formigas para garantir um controlo rápido e total de toda a colónia. 
É rápido, fácil e seguro de aplicar a partir da embalagem, para um tratamento mais rentável e ambientalmente responsável.