Pesquisa
Filters
Fechar
RSS

Blog

Entender o comportamento das formigas!

Umas das principais espécies de formigas com que nos devemos preocupar são a formiga negra ou de jardim (Lasius niger) e a formiga Faraó (Monomorium pharaonis). Ambas criam incomodo, pois deslocam-se em grandes distâncias, criando caminhos e amontoando-se em volta das fontes de alimento. As formigas faraó, constituem o maior perigo para a saúde, pois muitas vezes estas formigas alimentam-se em áreas de pouca higiene, tais como sarjetas e lixeiras, sendo que facilmente transmitem agentes patogénicos. Isto é particularmente preocupante quando a infestação ocorre em ambientes sensíveis, tais como, cozinhas, infantários, lares e hospitais.
Pode ser bastante complicado erradicar as infestações de formigas, pois as formigas obreiras, tem a capacidade de criar novas colónias, se a colónia principal se sentir ameaçada.

Principais características da formiga negra ou de jardim (Lasius niger)

Cor e descrição: as obreiras medem cerca de 2 a 5 mm e são de cor castanho escuro/negro. As rainhas medem cerca de 12 mm e são castanhas.
Hábitos e Habitat: as formigas negras, fazem os seus ninhos no exterior, em parede, debaixo do solo, etc. São grandes recolectoras de alimento e água e normalmente entram nos edificios. O seu controlo é necessário quando se convertem numa séria infestação, no interior. Tem apenas 1 rainha por ninho.
Ciclo de vida: 50-70 dias
Índice de reprodução: uma colónia de formigas negras tem apenas 1 rainha, e tende a ser constituída por cerca de 5000 indivíduos. A rainha pode viver até 12 anos.

Principais características da formiga faraó (Monomorium pharaonis)

Cor e descrição: as obreiras medem cerca de 1,5 a 2 mm e são de cor amarelada/acastanhada. As rainhas medem cerca de 3,6 a 5 mm e são de cor vermelho escuro. Podem apresentar asas mas não voam.
Hábitos e habitat: procuram calor e humidade, por isso, ficam, em muitas zonas ficam confinadas no edifícios. Nos climas temperados, este tipo de praga, também se pode encontrar no exterior. As infestações podem ser encontradas em qualquer tipo de edifício, tais como, blocos de apartamentos, hotéis, hospitais, estabelecimentos onde se manipulam alimentos, etc. Existem várias rainhas por ninho. As recolectoras de alimento, podem abandonar o ninho principal, para criar colónias satélite.
Ciclo de vida: 38-45 dias
Índice de reprodução: Uma rainha de formiga faraó, pode por 400 ovos ou mais ao longo da sua vida.

Para o controlo de formigas recomendamos - FOURMIDOR:

O Fourmidor que é um insecticida pronto a utilizar contendo 0,05 % de fipronil, para o controlo de formigas dentro e em redor de instalações domésticas e industriais.
Produto de alta potência comprovada, para efeitos consistentes e duradouros.
Explora o comportamento natural das colónias de formigas para garantir um controlo rápido e total de toda a colónia. 
É rápido, fácil e seguro de aplicar a partir da embalagem, para um tratamento mais rentável e ambientalmente responsável.O Fourmidor que é um insecticida pronto a utilizar contendo 0,05 % de fipronil, para o controlo de formigas dentro e em redor de instalações domésticas e industriais.
Produto de alta potência comprovada, para efeitos consistentes e duradouros.
Explora o comportamento natural das colónias de formigas para garantir um controlo rápido e total de toda a colónia. 
É rápido, fácil e seguro de aplicar a partir da embalagem, para um tratamento mais rentável e ambientalmente responsável.
Como obter o melhor rendimento com o Fourmidor!

As gotas de fourmidor deverão ser aplicadas ao logo do trilho feito pelas formigas, a cada 30 cm e protegidos da chuva. Cada gota deverá ter o diâmetro de aproximadamente 3-4 mm e um peso de aproximadamente 0,03 g.

As superfícies tratadas deverão ser revistas cada 1-2 semanas. Se o gel foi totalmente consumido e ainda há formigas em actividade deverá fazer-se uma segunda aplicação.

O Fourmidor não deverá ser usado em superfícies que potencialmente possam ser inundadas, levando à remoção do gel.

Não usar o Fourmidor em superfícies onde tenha sido usado outro insecticida, não usar em mistura com outros insecticidas uma vez que o poder atractivo do gel poderá ser comprometido.

Colocar as gotas numa superfícies plana, não absorvente e acessível para as formigas. De notar que o Fourmidor é mais eficaz na zona de passagem das formigas.

Condições e época de aplicação

Utilização Aplicação  Época
Dentro e em redor de instalações domésticas e comerciais. 1 gota a cada 30 cm na zona de passagem das formigas. Assim que detectar o inicio da actividade.
5 pontos chave para o controlo de percevejos

Poucas pragas colocam problemas de controlo tão complexos como os percevejos da cama. Difíceis de localizar, persistentes e cada vez mais invasivos, os percevejos da cama requerem uma experiência profissional considerável e muita colaboração por parte do cliente para eliminá-los.
Ainda que os quartos sejam os locais onde se registam a maioria das infestações, a capacidade dos percevejos da cama em deslocarem-se e viajarem grandes distâncias, em especial sobre a roupa, bagagem e móveis; faz com que possam encontrar um elevado espectro de locais para se instalarem – incluindo escritórios, escolas, lojas, cinemas e transportes públicos.
Os problemas mencionados fazem com que seja especialmente importante combater os percevejos da cama com uma estratégia adequada de Controlo de Pragas Integrado, combinando métodos químicos e não químicos acreditados.

Esta abordagem deve basear-se em 5 pontos chave:
1. Inspeccionar para identificar a extensão e a localização da infestação.
2. Prescrever a melhor estratégia de tratamento para a situação concreta.
3. Comunicar para definir as expectativas correctas e obter suficiente colaboração.
4. Tratar utilizando os produtos mais eficazes, da forma melhor e mais segura.
5. Seguimento para avaliar os resultados e voltar a tratar se for necessário

As acções chave a tomar no controlo de formigas para obter sucesso!

A formiga, é um dos insectos com mais êxito do planeta, pode converter-se numa autêntica praga em habitações, hospitais, restaurantes e outros edifícios. A sua omnipresença e a sua estrutura social fazem com que seja uma praga especialmente difícil de controlar.

As acções chave que devemos tomar no controlo de formigas são:
 
- Localizar os caminhos de passagem das formigas;
- Colocar o produto em locais onde não possa ser eliminado facilmente através da limpeza;
- Prestar especial atenção aos possíveis locais de entrada das formigas desde o exterior, por pequenos que sejam;
- Não pulverizar insecticidas repelentes por cima ou perto do fourmidor;
- Não aplicar o gel nas áreas que tenham sido tratadas recentemente com os ditos insecticidas.

Para o controlo de formigas recomendamos o Fourmidor que é um insecticida pronto a utilizar contendo 0,05 % de fipronil, para o controlo de formigas dentro e em redor de instalações domésticas e industriais.
É um produto de alta potência comprovada, para efeitos consistentes e duradouros.Explora o comportamento natural das colónias de formigas para garantir um controlo rápido e total de toda a colónia.
É rápido, fácil e seguro de aplicar a partir da embalagem, para um tratamento mais rentável e ambientalmente responsável.