Pesquisa
Filters
Fechar
RSS

No Noticias-e-artigos de '2022' 'outubro'

Moscas domésticas

Em Portugal, existem inúmeras espécies de moscas e mosquitos – incluindo a mosca-doméstica (Musca domestica), que vulgarmente frequenta as nossas casas. Esta última é bem mais perigosa do que possamos pensar.
Estudo mostra porque devemos estar mais atentos às moscas domésticas e como podem pôr em perigo a nossa saúde. https://bit.ly/3SK6Jx1
Pragas do outono

 

Quando começa o outono, sabes quais as pragas mais comuns nesta época? Pois bem, as processionárias do pinheiro, os ratos e percevejos costumam dar bastante trabalho a esta altura.
Durante o outono as pragas urbanas invadem ambientes comerciais, industriais e residenciais por conta de condições favoráveis para sua proliferação. No caso das processionárias, as fases larvares alimentam-se no outono/inverno destruindo a folhagens.
 
As moscas e a baixa temperatura

Quando as temperaturas começam a diminuir e o clima a tornar-se mais ameno durante as estações do outono e inverno, a atividade das moscas reduz, porém, elas ainda estão presentes e a reproduzirem-se!
É importante lembrar que continuam em ação e a colocar em risco a segurança dos alimentos e a saúde das pessoas.
O cheiro das baratas

As baratas possuem um cheiro característico muito parecido com farinha estragada. Esse odor vem do próprio corpo delas e de seus excrementos. Mas como explicar o facto de algumas pessoas sentirem este cheiro e outras não?
Quem não sente o cheiro das baratas nasceu com uma mutação que inativa o gene TAAR5 que é responsável por fabricar uma proteína que identifica a trimetilamina (TMA). A molécula é característica do cheiro de comida podre e peixe em decomposição. Com esse gene inativado, o indivíduo não produz a proteína e então não identifica a TMA. Por um lado pode parecer ótimo não sentir estes odores desagradáveis, mas também pode ser bastante perigoso!